Receba Alertas por SMS

Você pode receber avisos e alertas de desastres por SMS. O serviço é totalmente gratuito. Clique aqui e saiba como se cadastrar!

Como agir em desastres

Aprenda dicas importantes de como agir em caso de desastres! Clique aqui e saiba como proteger você e sua família de eventos de risco.

Mapa em Tempo Real

Saiba mais sobre o Monitoramento do Risco Hidrológico e Geológico da sua região!

🌧️⚠️ Saiba como agir em inundações

Fique em Local Elevado

Busque abrigo em andares superiores e evite áreas inundadas.

Evite Áreas Alagadas

Águas correntes podem ser perigosas; evite atravessar áreas alagadas ou rios transbordados.

Desligue Eletricidade e Gás

Para evitar choques e explosões, desligue a eletricidade e o gás da casa durante as inundações.

SECRETÁRIO DE ESTADO LEANDRO MONTEIRO ACOMPANHOU OS TRABALHOS EM BOM JESUS DE ITABAPOANA-RJ

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro, percorreu os pontos mais afetados pelas enxurradas que atingiram a região.

SEDEC-RJ e CBMERJ: MOBILIZAÇÃO PARA GESTÃO DAS OPERAÇÕES

Bombeiros RJ e agentes da Defesa Civil Estadual foram mobilizados, desde a quinta-feira (21.03), havendo um reforço de efetivo para as operações de gestão, planejamento e resposta às emergências causadas pelas fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias.

DEFESA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS: ATUAÇÃO NO FINAL DE SEMANA

Neste final de semana, agentes de defesa civil e bombeiros militares atuaram nas operações de busca e resgate nas emergências por ocasião das chuvas intensas que atingiram o Estado do Rio de Janeiro. Equipes continuam em alerta e respondendo às ocorrências para garantir a proteção da população.

ESCOLA DE DEFESA CIVIL - ESDEC

Controladoria da SEDEC

Ouvidoria-Geral da SEDEC

Perfil do Coronel BM Leandro Monteiro

O coronel Leandro Sampaio Monteiro é secretário de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) desde 29 de setembro de 2020. Nomeado para o cargo aos 41 anos de idade, atualmente é o comandante-geral mais jovem do Brasil.

Defesa Civil Estadual participa de III Simpósio de Análise de Imagens da Marinha do Brasil

Evento ocorreu no Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão

Equipes da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) participaram, no dia 7 de agosto, do III Simpósio de Análise de Imagens da Marinha do Brasil. O evento ocorreu no auditório do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão, na Ilha do Mocanguê, em Niterói.

A programação contou com temas sobre cenários de prevenção, dentre eles, a concepção e situação atual do programa estratégico de sistemas espaciais; o uso de imagens nas operações de interagências; análise de imagens de satélite do ambiente marinho no monitoramento e alertas de desastres naturais; processamento em nuvem aplicado as geociências e possibilidades de usos no IBGE e processamento de imagens em tempo real aplicado à defesa.

Segundo a diretora do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio (Cemaden-RJ), tenente-coronel Sílvia Santana, o encontro teve como objetivo o aumento da utilização de geointeligência e a identificação de novas tecnologias para utilização no trabalho desempenhado pela Sedec-RJ.

– O simpósio foi uma excelente plataforma para troca de experiências entre as instituições envolvidas – finalizou.