Sedec-RJ envia equipe técnica de geólogos para Guapimirim

Profissionais realizaram vistoria técnica de um deslizamento de rocha. Iniciativa aconteceu em cooperação às atividades da Defesa Civil municipal

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) enviou, no dia 5 de agosto, geólogos para o município de Guapimirim. Os profissionais realizaram vistoria técnica do deslizamento de rocha que ocorreu, no dia anterior, na altura do Km 92 da BR 116 (Rio – Teresópolis).

O acidente interditou parcialmente a via e causou danos materiais para dois veículos que trafegavam pelo local. A vistoria foi acompanhada pelo coordenador de Defesa Civil do município Matheus Lopes do Nascimento e pelo agente Matheus Farias Corrêa.

Na avaliação dos geólogos Aline Pimentel e Tiago Ferreli foi observado um desplacamento de rocha de um trecho de massa rochosa, localizado ao lado da BR 116. A equipe técnica destacou a variação da temperatura ao longo do dia, nesta época do ano, como facilitador para este tipo de ocorrência.

– A área encontra-se parcialmente coberta por vegetação de pequeno a médio porte, fato que dificultou a visibilidade.  O processo de dilatação e contração térmica do maciço rochoso favorece esse desplacamento. Recomenda-se o isolamento do trecho até que haja uma investigação mais detalhada sobre suas causas - explicou Aline Pimentel.