Defesa Civil Estadual participa de III Simpósio de Análise de Imagens da Marinha do Brasil

Evento ocorreu no Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão

Equipes da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) participaram, no dia 7 de agosto, do III Simpósio de Análise de Imagens da Marinha do Brasil. O evento ocorreu no auditório do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão, na Ilha do Mocanguê, em Niterói.

A programação contou com temas sobre cenários de prevenção, dentre eles, a concepção e situação atual do programa estratégico de sistemas espaciais; o uso de imagens nas operações de interagências; análise de imagens de satélite do ambiente marinho no monitoramento e alertas de desastres naturais; processamento em nuvem aplicado as geociências e possibilidades de usos no IBGE e processamento de imagens em tempo real aplicado à defesa.

Segundo a diretora do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio (Cemaden-RJ), tenente-coronel Sílvia Santana, o encontro teve como objetivo o aumento da utilização de geointeligência e a identificação de novas tecnologias para utilização no trabalho desempenhado pela Sedec-RJ.

– O simpósio foi uma excelente plataforma para troca de experiências entre as instituições envolvidas – finalizou.