CURSOS ABERTOS

CONFIRA NOSSOS CURSOS EM ANDAMENTO

SIGTRED

SISTEMA DE CADASTRO E INCRIÇÃO PARA OS CURSOS

Ambiente Virtual EAD

AMBIENTE PARA APRENDIZAGEM EAD/EsDEC

Conhecendo a ESDEC

     A finalidade do ensino em Defesa Civil a ser aplicado pela Escola de Defesa Civil (EsDEC) é qualificar o recurso humano com competências que possibilitem a redução de riscos e a minimização dos desastres que possam ocorrer, principalmente no território fluminense. Além das competências curriculares, o ensino em Defesa Civil deve enfatizar a importância do trabalho de Proteção Comunitária para os municípios e permitir o desenvolvimento de instrumentos estratégicos e táticos contínuos. Conhecendo a Doutrina da EsDEC. 

Veja também pelo Instagram!
Conheça também
nosso Instagram! 

 

 

Aprovados em cursos da ESDEC em 2022

Aprovados em cursos da ESDEC em 2023

Todos os cursos

CURSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O curso aborda temas como: Contexto de Projetos, Conceito de Projeto, Conceito de Gerenciamento de Projetos e o Sucesso de Projetos entre outros.

CURSO BÁSICO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIA NUCLEAR

O Curso é destinado aos integrantes das Instituições que compõem o SISTEMA DE PROTEÇÃO AO PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO – SIPRON conforme o Decreto nº 9.865, de 27 de junho de 2019, que dispõe sobre os colegiados do SIPRON.

CURSO DE LOGÍSTICA HUMANITÁRIA

O curso é realizado em parceria com a COOP-UFRJ e aborda os temas como A Logística e seus desdobramentos, Introdução a Logística Humanitária, Cadeias de Suprimento para Assistência Humanitária, Mapeamento de processos em Logística Humanitária, Gestão da Cadeia de Suprimentos, As Relações entre Logística Empresarial, Militar e Humanitária e Organização de materiais na Cadeia de Assistência Humanitária.

Curso básico de proteção e defesa civil (CBPDEC)

Este curso tem por finalidade apresentar o programa Nacional de Proteção e Defesa Civil; as responsabilidades; e ações desenvolvidas no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC, conforme preconizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional através da legislação - Lei 12.608 de 10 de abril de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC.

Curso instrumental de avaliação de danos (CIAD)

Este curso visa capacitar, os profissionais das equipes constituídas pelo Município para a utilização e o preenchimento dos formulários e documentos que compõem o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), o qual se destina a informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas para a gestão de desastres com base na Codificação Brasileira de Desastres - COBRADE.

Curso de formação, estruturação e operacionalização de coordenação de proteção e defesa civil (CFEOP-COMPDEC)

O curso tem por objetivo capacitar os secretários, coordenadores ou agentes de proteção e defesa civil quanto a implantação de uma secretaria ou coordenadoria municipal de proteção e defesa civil.

Curso de gerenciamento de abrigos temporários (CGAT)

Este curso tem por objetivo capacitar agentes e coordenadores de defesa civil, voluntários e cidadãos da sociedade, comprometidos com as ações humanitárias para que atuem no gerenciamento da rotina de um abrigo temporário.

Curso de formação, estruturação e operacionalização de núcleos comunitários de proteção e defesa civil (CFEOP - NUPDEC)

O curso tem por objetivo capacitar os secretários, coordenadores ou agentes de proteção e defesa civil quanto a implantação, estruturação e operacionalização de núcleos comunitários de proteção e defesa civil.

Curso sistema de comando de incidentes no gerenciamento de desastre (SCI-GD)

O curso sistema de comando de incidentes (SCI) tem por objetivos apresentar a origem e a evolução do SCI e discutir seus princípios e características básicas, bem como sua aplicabilidade como ferramenta para gestão de resposta aos desastres em nosso contexto

Curso de técnicas de investigação científica em defesa civil - (CTICDC)

Apresentar a genealogia do conhecimento, apresentação das três linhas de bases e redes de conhecimento, e como se ancora um determinado conhecimento num campo científico.

CURSO DE PERCEPÇÃO DE RISCO GEOLÓGICO

O curso é realizado em parceria com o Serviço Geológico do Brasil – CPRM aborda os conceitos fundamentais, Movimentos Gravitacionais de Massa, Processos Hídricos, Processos Erosivos, Mapeamento de Áreas de Risco Geológico e Intervenções em áreas de risco.

CURSO DE NIVELAMENTO DE INSTRUTORES

O curso aborda teorias de aprendizagem, cuidados com a saúde vocal, estrutura e confecção do plano de aula, avaliação do processo ensino-aprendizagem e abordagens didático-pedagógicas para diferentes públicos.
© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO