Atividades Realizadas pela Superintendência

Simulado de defesa civil com cadetes do 3º ano do CFO

Capacitação para operação da plataforma ÁGORA

Workshop sobre S2ID

Reunião projeto ÁGORA

Apoio técnico – Petrópolis

Apoio técnico na operacionalização do S2ID - Resende

Simulado de defesa civil com cadetes do 3º ano do CFO

Vistoria em Mangaratiba

Apoio Operacional - Brumadinho

Lançamento da REDE SALVAR

Criação do Serviço de Drone

Apoio Logístico - Brumadinho

Apoio de Gestão - Brumadinho

Apoio Operacional - Av. Niemeyer

Participação em Exercícios Simulados

Ativação de Gabinetes de Crise

Reuniões com Coordenadores Municipais

Homenagem as equipes da SEDEC e CBMERJ por Brumadinho.

 

Histórico

O CEPEDEC foi criado pelo Decreto N 36, de 10 de dezembro de 2018, e fundamentado na Lei 12.608 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC a qual possui como uma de suas diretrizes o planejamento com base em pesquisas e estudos sobre áreas de risco e incidência de desastres no território nacional.

 

Objetivo

Promover estudos e pesquisas sobre desastres naturais, antropogênicos e tecnológicos, com prioridade para o de maior prevalência no Estado do Rio de Janeiro e os das regiões limítrofes que poderão impactar no território fluminense, observando-se diferentes graus de intensidade, periodicidade e evolução.

 

Heráldica

O Símbolo do CEPEDEC obedecerá a seguinte descrição heráldica:

I - A cor azul que envolve o branco traduz a tranquilidade, o equilíbrio e a serenidade com que age a Defesa Civil. O retângulo branco representa a paz de espírito com duas mãos estilizadas de cor laranja com a borda azul e que, pela posição no símbolo, demonstram o amparo, o amor, o carinho e o cuidado. A cor laranja é a cor oficial da simbologia internacional da Defesa Civil e significa o calor humano e a solidariedade.

 II - As duas mãos estilizadas envolvem a representação de um núcleo que possui 3 elétrons que realizam uma trajetória circular envolvendo o núcleo. Tal trajetória é representada por 3 elipses abertas com uma esfera na ponta, trazendo a ideia de giro constante dos elétrons. Nessa configuração temos o átomo de Lítio que apresenta três elétrons e se diferencia dos demais da tabela periódica por ser o metal mais leve em condições normais de temperatura e pressão. É utilizado amplamente na medicina, indústria aeronáutica, fabricação de cerâmicas, lentes e outras aplicações, destacando-se a grande utilização em baterias.

III - O percurso dos elétrons descrito pelas elipses cria um triângulo amarelo, pela cor, denota o estado permanente de alerta, a prontidão para atender as pessoas submetidas aos efeitos produzidos por eventos adversos de qualquer natureza. Pela forma, representa a união dos três níveis de governo e a cooperação de todos, condições essenciais da Defesa Civil. Um lado manifesta a segurança, a estabilidade e o bem-estar social, metas de toda Defesa Civil, os outros dois lados simbolizam um a prevenção, o outro a ação, que são medidas fundamentais para se manter a segurança da população.

IV - O núcleo possui 4 símbolos aglutinados, sendo todos com a mesma importância.

V - Na parte inferior esquerda temos um computador e em seu interior a imagem de um e-book, representação de um livro eletrônico para distribuição via internet, onde toda a informação pode ser acessada através de dispositivos eletrônicos.

VI - Os gráficos estatísticos que tratam da coleta, da análise, da interpretação e da apresentação de massas de dados numéricos. Representam de maneira sintética as informações sobre o comportamento de variáveis numéricas levantadas através de processos de amostragem.

VII - O globo terrestre com seus meridianos e paralelos mostrando que as pesquisas e estudos realizados possuem origem em qualquer lugar no planeta, bem como sua aplicação e divulgação que deve ser de conhecimento mundial.

VIII - Sobre a parte superior do logotipo, sobreposto à borda azul, está escrito em branco com letra bastão maiúsculo o termo: DEFESA CIVIL e abaixo do símbolo, sobreposto à borda azul inferior está escrito: CEPEDEC.

 
 

 

VÍDEOS DA SEDEC

 

 

Dona Eva, fundamental no Gabinete de Gestão de Desastres em Petrópolis

Vídeo convite para Reunião Online: Sedec-RJ, MCR 2030 e Gestores Municipais

Projeto REDE SALVAR - Voluntários da Defesa Civil