Histórico

A Controladoria da SEDEC apresenta três marcos históricos

Inicialmente, a criação do Núcleo de Controle Interno, através da Resolução SEDEC nº 109/2018, permitiu a consolidação das diversas atribuições de controle interno distribuídas na estrutura administrativa da SEDEC em um único setor

 

No mesmo ano, em razão da previsão existente no Decreto nº 46.237 de 07 de fevereiro de 2018, que alterou o Decreto nº 43.463, de 14 de fevereiro de 2012, bem como a relevância estratégica dada pelo Gabinete de Intervenção Federal, foi criada a Assessoria de Controle Interno (ACI) pelo Decreto nº15/2018.

 

Por fim, a Resolução SEDEC 124/2018 aprovou o Regimento Interno da Assessoria de Controle Interno (ACI), ficando o órgão responsável pela execução de auditorias visando identificar oportunidades de melhoria nos setores fiscal, contábil, financeiro, orçamentário, patrimonial e operacional. Além dessas atribuições, a unidade permaneceu com a responsabilidade de assessorar o Secretário de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) nas demandas dos órgãos de controle externo.

 

O Decreto n° 48.261, de 30 de novembro de 2022, alterou a denominação de Assessoria de Controle Interno para Controladoria da SEDEC, composta por seis coordenações: Integridade e Análise de Riscos, Apoio ao Controle Externo, Auditoria e Fiscalização, Análise de Prestação e Tomada de Contas, Controle Interno e Administrativa.

© 2019 Defesa Civil - Rio de Janeiro. Desenvolvido pela Assinfo.