Conheça o CEMADEN-RJ

 

O CEMADEN-RJ, Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, foi criado pelo Secretario de Estado de Defesa Civil, Cel BM Sérgio Simões, tendo em vista o mega desastre da região serrana em 2011, e a necessidade da Defesa Civil de aprimorar as demais ações, deixando apenas de atuar na resposta, passando a atuar significativamente na prevenção e preparação.

Dentre as recentes ações de destaque da Secretaria de Estado de Defesa Civil, tais como o sistema de alerta e alarme por sirenes e as unidades de proteção comunitária, o CEMADEN-RJ possui um relevante destaque tendo em vista a equipe técnica de especialistas (meteorologistas, hidrólogos e geotécnicos) e equipe de TI, ambos fundamentais à gestão de desastres.
 
O CEMADEN-RJ surge da necessidade de um monitoramento mais efetivo e abrangente, de forma a atender igualitariamente todos os 92 municípios do Estado quanto aos eventos de desastres naturais.
 
Fisicamente, o CEMADEN-RJ foi concebido para integrar o Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICC). Neste Centro, o CEMADEN-RJ tem a função peculiar de fornecer e embasar tudo relativo aos fenômenos naturais que possam causar dano ao Estado.
 
Como evolução técnica da Defesa Civil, o CEMADEN-RJ representa um marco nas ações de Defesa Civil do Estado, quiçá do país. No CEMADEN-RJ, a principal proposta é integrar e desenvolver os dados recebidos pelo Governo Federal através do CEMADEN nacional e CENAD, agrupando ainda as informações ricas de detalhe e peculiar do Governo Municipal, e relacionar os dados, tratá-los adequadamente e transformar esses elementos em embasamento pela tomada de decisão das autoridades.
 
Assim, ao verificarmos a realização efetiva deste sonho chamado CEMADEN-RJ, entendemos a enorme evolução da Secretaria de Estado de Defesa Civil, na gestão de desastres e na redução de óbitos relativos à desastres naturais em nosso Estado.
© 2017 CEMADEN-RJ - Rio de Janeiro. Desenvolvido pela Assinfo.