Organograma SUOP


É da competência do Sistema Estadual de Defesa Civil (SIEDEC-RJ) o desencadeamento de todas as ações e atividades de Defesa Civil, cujo objetivo principal é redução de desastres, nas suas mais variadas formas, contemplando desde o planejamento de ações que possam promover a segurança global das populações em conjunto com os Municípios, até o assessoramento técnico ao Chefe do Poder Executivo Estadual, no estabelecimento de critérios técnicos a fim de minimizar possíveis danos e prejuízos resultantes de desastres, conforme previsto no Decreto Estadual n.º 43.017, de 09 de Junho de 2011.

Segundo estudos, no último século os desastres naturais produziram danos bem superiores aos provocados pelas guerras. Dos desastres naturais listados pela Organização Meteorológica Mundial (WMO), 70% são de natureza e/ou consequência meteorológica.

No Brasil, a prevalência de eventos adversos relacionados ao tempo e ao clima (furacões, secas, deslizamentos e inundações) tem aumentado a cada década, daí a necessidade de implementar as ações de resposta do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), assim como, a integração do Sistema Estadual de Defesa Civil (SIEDEC). A preocupação com o bem-estar social e com a segurança da população torna-se preponderante, e as atividades de estudos e pesquisas relativas à redução dos desastres crescem consideravelmente.

© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO