Sedec-RJ participa de reunião com o Cemaden Nacional

Cenário de seca, os impactos na agricultura e nos recursos hídricos, alertas e movimentos de massa foram alguns dos temas discutidos

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) participou, no dia 06 de junho, de uma reunião com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden Nacional) para avaliação e previsão de impactos em atividades estratégicas para o Brasil. A conferência foi realizada via vídeo e contou com a participação de representantes da Diretoria Geral de Defesa Civil (DGDEC) e do Cemaden-RJ. Entre os temas discutidos estavam a divulgação de cenários que possam resultar em impactos na agricultura e nos recursos hídricos em todo o país, o diagnóstico das condições da seca e as avaliações dos alertas enviados para situações de inundações, de enxurradas e de movimentos de massa nos últimos meses.

- O encontro trouxe dados importantes para o cenário estadual e confirmou a necessidade da realização de um trabalho mais específico, e sua divulgação, no que diz respeito à seca na região Norte/Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Além da atualização da forma como é feita a disposição dos dados para comparação dos resultados obtidos – destacou o tenente-coronel Joelson, coordenador regional da Defesa Civil do Norte/Noroeste.

A articulação e interação da Sedec-RJ com os órgãos do Governo Federal demonstram o compromisso do Estado do Rio de Janeiro em melhorar, cada vez mais, o serviço prestado e, consequentemente, o atendimento à população.