Defesa Civil do Estado ganhará reforço na divulgação de alertas de desastres

Mensagens de riscos serão disponibilizadas em TVs por assinatura. Nova plataforma começa a funcionar em setembro

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) vai ganhar um aliado na prevenção de desastres. Depois do SMS, um novo canal de alerta para situações de risco será lançado pelo Ministério da Integração, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), no território fluminense. A partir de setembro, as mensagens enviadas em cenários de previsão de chuva forte, inundações e possibilidade de deslizamentos, por exemplo, estarão disponíveis para a plataforma de televisão, inicialmente, via TVs por assinatura.

A expansão do sistema de Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP) já está em andamento, como projeto piloto, nos estados de Santa Catarina e Paraná desde maio deste ano. A ferramenta colabora na ampliação do alcance dos avisos, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis a fim de evitar tragédias.

De acordo com o subdiretor do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), major Sidclei Gomes, este novo recurso será um grande avanço para a prevenção de desastres.

- O Cenad esclareceu, durante reunião por videoconferência, que esta nova ferramenta vai funcionar da seguinte forma: as mensagens enviadas pela Defesa Civil do Estado serão replicadas para as TVs. Os alertas ficarão expostos durante 10 segundos. Este será mais um meio para atentar a população em situações de riscos de nível alto ou muito alto – destacou.