Sedec-RJ realiza visita técnica em Paraty

Índices de deslizamentos, emissão de alertas e registro adequado de ocorrências foram temas discutidos no encontro

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) realizou, no dia 27 de agosto, uma visita técnica no município de Paraty. O evento aconteceu no auditório do 26° Grupamento de Bombeiro Militar e teve a participação da secretária municipal de Saúde e Defesa Civil de Paraty, Wilma Almeida, e do coordenador de Defesa Civil, Ezequiel Barbosa.

Também presente no encontro, o coordenador da Redec Costa Verde, tenente-coronel Escarani, lembrou da importância destas interações para fortalecer a gestão das instituições envolvidas.

– Estes eventos são essenciais para que o Estado possa trocar informações com os municípios de forma cada vez mais eficiente – destacou.

A equipe apresentou os índices críticos deflagradores de deslizamentos para a Redec Costa Verde, bem como as próximas etapas para emissão dos alertas. Outro ponto alto da reunião foi a importância dos registros de ocorrências, o armazenamento dos dados coletados e as informações que não podem faltar nesses registros.