Chuvas: Defesa Civil do Estado e Corpo de Bombeiros atuam nas regiões Norte e Noroeste

Quartéis recebem doações para vítimas atingidas em mais de 10 municípios
 

Os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) estão arrecadando e deistribuindo donativos para as vítimas das chuvas que atingiram o Norte e o Noroeste fluminense. Itens como água mineral, alimentos não perecíveis, material de higiene e material de limpeza podem ser doados na capital e no interior.
Resposta ao Desastre
 
A atuação da Defesa Civil estadual inclui consultoria técnica, orientação de preenchimento de documentação para decretação de situação de emergência e coordenação em eventos de repercussão intermunicipal. 
 
A decretação da situação de emergência permite que o poder público faça aquisições, compras e contratações emergenciais que agilizam o atendimento à população em suas necessidades. Natividade, Porciúncula, Laje do Muriaé, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana e São Francisco do Itabapoana já decretaram.
 
É importante ressaltar que à Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) cabem ações de apoio aos municípios em ocorrências que extrapolam a capacidade de resposta dos mesmos. 
 
Cerca de 50 agentes da Sedec-RJ seguem atuando in loco na gestão de desastres na região Norte e Noroeste, com apoio de viaturas recém adquiridas com recursos da Taxa de Incêndio. A secretaria realiza distribuição de água e de material de ajuda humanitária para desalojados e desabrigados - colchões e kits dormitórios com lençol, cobertor, travesseiro e fronha.   A Marinha também disponibilizou aeronave, embarcações, retroescavadeira e veículos para apoio na distribuição de água e desobstrução de caminhos, por exemplo.  Voluntários da Rede Salvar também estão empenhados no trabalho.  
 
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) auxilia as ações da Sedec-RJ na região com cerca de 100 bombeiros militares, viaturas, embarcações, helicópteros, barracas de camping, coletes, lanternas, cordas para salvamento de pessoas, entre outros equipamentos. Os números de desalojados e desabrigados são contabilizados e gerenciados pelas prefeituras. Foram registrados dois óbitos. Um em Porciúncula e outro em Itaperuna.
 
A Defesa Civil Estadual, por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), segue monitorando as condições meteorológicas e os índices pluviométricos da região. 
 
         
 
 
© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO

DEFESA CIVIL RJ