Defesa Civil Estadual se reúne com representantes de São João de Meriti e Duque de Caxias

Encontro aconteceu no 14º GBM para alinhar estratégias de prevenção e atuação em desastres

O Grupamento de Duque de Caxias (14º GBM) sediou, no dia 20 de fevereiro, uma reunião de alinhamento entre unidades operacionais do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual e as defesas civis dos municípios de São João de Meriti e Duque de Caxias. O objetivo do encontro foi traçar ações entre os órgãos para prevenção e atuação em desastres naturais. Foram abordados assuntos como capacitação, acionamentos de sirenes, monitoramento de áreas sensíveis, temporais, simulados com a população civil, planos de contingências e protocolos de emergências.

Entre os militares, além do comandante do 14º GBM, tenente-coronel Leandro Grecco, também participaram do evento o tenente Cássio, comandante do 1º Destacamento de São João de Meriti, e o major Samir, representante da Defesa Civil Estadual.

De acordo com o comandante de Duque de Caxias, é necessário manter contato próximo entre os órgãos para que todos saibam seus papéis em caso de uma emergência. Além disso, a integração prévia contribui para a pronta-resposta às comunidades.

- A Defesa Civil atua, principalmente, na prevenção. O Corpo de Bombeiros é o braço operacional da Defesa Civil. Nossos militares estão prontos e capacitados para atuar em eventos de desastres - disse o oficial Grecco, informando, ainda, que vai propor que seja feito um simpósio envolvendo representantes de toda a Baixada Fluminense.