CEMADEN-RJ recebe a visita da Defesa Civil de Maricá

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), recebeu, no dia 21 de janeiro, a visita da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Maricá. O encontro teve como objetivo apresentar os produtos desenvolvidos pelo Cemaden–RJ que podem auxiliar em situações de emergência no verão 2021.

Durante a visita, houve, ainda,  troca de informações nas áreas de Geologia, Hidrologia e Meteorologia, possibilitando maior desenvolvimento sobre os protocolos e índices desenvolvidos para o município de Maricá. Esse intercâmbio de dados visa à construção de um trabalho cada vez mais assertivo pelo centro de monitoramento estadual.

Segundo o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, a cooperação técnica entre os órgãos de Defesa Civil fomenta o desenvolvimento de serviços que atendam melhor a realidade do município no período de chuvas intensas.

- A troca de experiências entre as esferas municipal e estadual possibilita um olhar diferenciado para os índices e protocolos geológicos, hidrológicos e meteorológicos que melhor atende as condições da região - explicou.

De acordo com o diretor do Cemaden-RJ, tenente-coronel Alexander Anthony Barrera, a proximidade com a Defesa Civil municipal é importante para o direcionamento correto do trabalho desenvolvido pela instituição.

- A integração com os agentes municipais nos dá a certeza de que o trabalho de prevenção e de mitigação dos riscos de desastres se torna cada vez mais coeso – completou.

A reunião ocorreu na sede do Cemaden-RJ e contou com a participação da equipe técnica do órgão, além do coordenador técnico da Defesa Civil de Maricá, major Wellington Silva, seus profissionais de Engenharia, Meteorologia, Hidrologia, Geologia, Geotecnia e TI da SEPDEC de Maricá.