Previous Next

Sedec-RJ participa de Reunião de Planejamento para Emergências Nucleares

A 1ª reunião de 2021 do Comitê de Planejamento de Resposta a Situação de Emergência Nuclear (COPREN) foi realizada, nesta quarta-feira (03.03), no Centro Integrado de Comando e Controle do Governo do Estado (CICC).
Serão três dias de encontros, em que autoridades do setor apresentarão o relatório e as ações definidas na última reunião em 2020.
 
Ao longo da jornada, o órgão central do COPREN apresentará a estrutura, os objetivos gerais para 2021 e o novo coordenador do CCCEN (Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear), coronel bombeiro Tupan. 
 
- Esta reunião dá o pontapé inicial para as atividades de 2021 do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro – SIPRON, para o planejamento do exercício geral de emergência nuclear que será realizado em outubro deste ano – frisou o major Mouta, responsável pelo Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CESTGEN).
 
O subsecretario de Estado, coronel Marcio Romano, compôs a mesa da abertura do evento e destacou a importância da retomada das obras de Angra 3, que movimenta a economia da região. Ressaltou ainda a disposição da Sedec-RJ ao Sistema Nacional e apontou o trabalho dos comitês de Angra e de Resende nas ações de Defesa Civil como forma de prevenção e preparação da população local para qualquer tipo de emergência.
 
A cerimônia de abertura foi presidida pelo contra-almirante André Coronha Macedo, Scretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR) e autoridades do setor nuclear.
 
© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO

DEFESA CIVIL RJ