Sedec-RJ apresenta estudo de análise de dados na Região Serrana

Trabalho correlacionou aspectos dos socorros já prestados com o objetivo de traçar políticas públicas de prevenção a desastres

Em consequência dos encontros regionais para redução de riscos de desastres, nesta quinta-feira (11.03),  uma comitiva da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), liderada pelo subsecretário de Estado, coronel Márcio Romano e o diretor do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), tenente-coronel Anthony, realizou uma visita ao 16º GBM (Teresópolis) e à Regional Serrana I. O estudo pioneiro apresentado no encontro analisa os dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ (CBMERJ), por meio da Seção de Defesa Civil local. O trabalho correlacionou diversos aspectos dos socorros já prestados que, quando georeferenciados, têm um potencial para traçar políticas públicas de prevenção e ações diversas. A análise indicou também uma possível relação entre os incêndios florestais e posterior escorregamento de massas no mesmo local, que continua sendo acompanhada para obtenção de mais dados e uma conclusão sobre o tema.

As ações de monitoramento dos dados já desencadearam diversas parcerias com órgãos públicos e privados e iniciativas educativas focadas diretamente nas comunidades das ocorrências, demonstrando os impactos gerados direta e indiretamente.