Exercício Parcial de Emergência e Segurança Física Nuclear da Fábrica de Combustível Nuclear

Nos dias 18 e 19 de agosto, foi realizado o Exercício Parcial de Emergência e Segurança Física Nuclear da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende. A atividade serve como base para um programa de melhoria contínua da estrutura de resposta e têm o propósito de avaliar e aperfeiçoar planos e procedimentos, além de treinar a estrutura de resposta à emergência e segurança física nuclear.

No início da programação foram ativados o Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CNAGEN), localizado em Brasília, o Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CESTGEN), que faz parte da estrutura do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), localizado no RJ, e o centro de resposta local na FCN/INB, em Resende.

A equipe de resposta da FCN, os integrantes do Copren/Res e os integrantes dos Centros de Emergência apresentaram soluções a cenários que envolveram situações de incêndio, presença de insider hostil na fábrica e furto de material nuclear. As simulações aconteceram em modo virtual por meio de sistemas de vídeo conferência, transmissão de informações através de plataformas criptográficas portáteis e telefone seguro.

É um exercício complexo envolvendo diversas agências civis e militares, mobilizando uma rede de aproximadamente 50 instituições. Diversos profissionais participam, nos três níveis governamentais: municipal, estadual e federal. Dentre as instituições, marcaram presença o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Defesa Civil Municipal de Resende, Defesa Civil Estadual do RJ, a Polícia Militar (PMERJ), a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e a FCN/INB.

O propósito é testar a efetividade dos protocolos de notificação, ativação, coordenação e gerenciamento de crises, além de promover a sinergia e a interação entre os órgãos participantes em situações que envolvam sinistros na FCN/INB - afirmou o major Mouta - coordenador do CESTGEN

O (GSI/PR) Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, foi o responsável pela supervisão da atividade, já que é o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON). Os representantes das instituições do Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no município de Resende (Copren/RES) se reuniram na Fábrica de Combustível Nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil, interagindo com o CNAGEN e com CESTGEN.

É importante salientar que, por causa da pandemia, todos os participantes que compareceram aos Centros, cumpriram os protocolos de prevenção à Covid-19 previstos pelas autoridades competentes.

© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO