Sedec-RJ participa de reunião de planejamento para emergências nucleares

Encontro ajustou o planejamento para o simulado de segurança anual que acontece em outubro.

A 6ª reunião de 2021 do Comitê de Planejamento de Resposta a Situação de Emergência Nuclear (COPREN/AR), realizada na sede da Secretaria Executiva de Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis, reuniu, durante três dias no início deste mês, representantes do setor para discutir sobre o planejamento para o exercício parcial de segurança física e emergência nuclear de 2021. Foram abordados, entre outros temas, o emprego das agências e forças singulares, o trabalho sobre o manual de Comunicação Social da Emergência Nuclear na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) sobre preparação e resposta para acidentes deste tipo.

 

O COPREN/AR tem a finalidade de planejar as ações de resposta a situações de Emergência Nuclear na CNAAA, de acordo com o decreto n° 9.865, de 27 de junho de 2019. Ao longo da jornada, o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON) apresentou o novo coordenador do CCCEN (Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear), o coronel Fábio Braga Martins, um dos representantes da Sedec-RJ na reunião.


- A reunião marcou a interação entre seus participantes, principalmente os órgãos de segurança pública envolvidos em elaborar, junto à CNAAA, os procedimentos e protocolos de acionamento enfatizando a interface safety e security dentro da instalação - relatou o coronel Fábio Braga.

 

 

Representando o CBMERJ, participaram do encontro o 1º tenente Marcos Oliveira Augusto, comandante do Destacamento do Frade, e o 1º tenente Jorge Leandro Assino de Souza, comandante do Destacamento de Mambucaba.

 

 

- Este é um encontro que inicia os ajustes do planejamento do exercício parcial de segurança física e emergência nuclear que será realizado em outubro deste ano - frisou o major Giovanni Mouta Giglio, coordenador do Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CESTGEN), também representante da Sedec-RJ no evento.

 

 

 


© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO