Defesa Civil do Estado e Instituto Militar de Engenharia programam trabalhos integrados

Nesta quarta-feira (15.09) o Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil – ICTDEC reuniu-se com alunos de Mestrado do Instituto Militar de Engenharia - IME para compartilhamento de informações e previsão de parceria por meio de trabalhos integrados.

Participaram do encontro o tenente-coronel Werner, diretor do ICTDEC e integrantes da Escola de Defesa Civil - EsDEC e do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil – CEPEDEC.

O sargento Camargo, engenheiro cartógrafo, apresentou os trabalhos científicos já realizados pela Secretaria de Estado de Defesa Civil – Sedec RJ, para que os alunos pudessem entender as ações desenvolvidas para a população Fluminense. Os alunos apresentaram suas expectativas de pesquisas para permitir a troca de dados e orientação científica compartilhada. Tais informações também permitem que o ICTDEC oferte temas de interesse da SEDEC para os trabalhos dos alunos, trazendo produtos aplicáveis a Proteção de Defesa Civil.

No fim da reunião ficou acertado de se iniciarem trabalhos conjuntos para elaboração de um mapa de suscetibilidade a estiagem no estado do Rio de Janeiro. A professora Raquel Abrahão e o capitão Igor Paz irão coordenar o projeto junto ao IME enquanto o major Allan Fontes conduzirá os trabalhos junto ao CEPEDEC.

Também marcaram presença na atividade o major Marcelo Vieira, assistente social e o subtenente Marcos, engenheiro ambiental.