Secretaria Estadual de Defesa Civil RJ integra Banco Nacional de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil

Governo Federal divulgou lista de projetos. Sedec-RJ participa com nove iniciativas.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) passa a integrar o Banco Nacional de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil. O Governo Federal divulgou, no dia 23 de setembro, iniciativas de sucesso de estados e municípios que estão disponíveis para serem replicadas pelos órgãos de proteção e defesa civil de todo o Brasil.

O documento reúne 78 iniciativas de sucesso, que foram organizadas com base nos seguintes temas: Capacitação, Gestão Sistêmica, Mapeamento de Áreas de Risco, Núcleos Comunitários, Defesa Civil na Escola, Monitoramento e Alerta, Iniciativas para as Comunidades e Planos de Contingência.

A Sedec-RJ está presente com nove trabalhos que servem de exemplos na área.

Para o secretário de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), coronel Leandro Monteiro, essa ferramenta é fundamental para troca de conhecimentos entre os profissionais de Defesa Civil do país.

- Os modelos listados servem para intercâmbio de informações, metodologias e logísticas de atuação em casos de desastres ou gestão de recursos. Podemos nos inspirar nos projetos uns dos outros e adotar melhorias cada qual na sua região – expôs o coronel Leandro Monteiro.

De acordo com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, o Banco de Boas Práticas é uma fundamental para alinhar e estimular ações no tema.

- Esta ferramenta será importante para melhorarmos as políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil - disse.

Lista das iniciativas da Sedec-RJ

Capacitação em Proteção e Defesa Civil
• Escola de Defesa Civil Virtual (EsDEC Virtual)

Iniciativas para as Comunidades