Conselho de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil

No dia 17 de novembro, ocorreu em Brasília (DF), no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres (CENAD), o primeiro dia de reunião do Conselho de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC). A Sedec-RJ foi representada pelo subsecretário de Estado, coronel Marcio Romano.

A abertura do encontro ficou a cargo do coronel André Có, presidente do CONGEPDEC, e do coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Defesa Civil. Dentre os assuntos da reunião foi destacada a importância da Frente Parlamentar em Defesa Civil, tema apresentado pelo deputado federal capitão Derrite.

Também foram abordadas questões relativas à preparação para o período chuvoso e atualizações dos gestores no S2ID, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

A Defesa Civil Nacional colocou à disposição dos gestores a ferramenta de Audiência Virtual, com atendimento por técnicos específicos para os assuntos envolvidos nos desastres. O secretário nacional reforçou, ainda, o incentivo à consulta do Banco de Boas Práticas selecionadas pela secretaria para serem implementadas nos estados e municípios. O primeiro dia de reunião marcou também a eleição de cargos vagos no Conselho e atualização do Estatuto.