Defesa Civil do Estado realiza encontro de nivelamento técnico-profissional em Seropédica

Iniciativa envolveu também secretarias de Assistência Social da região

A Redec 6 - Sul II em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sempdec) de Seropédica promoveram no dia 17 de novembro, na Universidade Federal Rural, em Seropédica, a 4ª Reunião de Interação e Nivelamento Técnico- Profissional da Redec 6 - Sul II, em parceria com agentes municipais. A atuação conjunta nas ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução tem o objetivo de promover o bem-estar físico e psicológico de toda a população fluminense.

O encontro marcou o intercâmbio entre as secretarias municipais de Proteção e Defesa Civil com as demais agências municipais, sendo elencadas para este evento também as secretarias municipais de Assistência Social. Aproximadamente 160 pessoas prestigiaram a iniciativa, entre militares, servidores municipais, estaduais e federais, além de representantes civis.

Durante o evento, Seropédica recebeu o certificado, chancelado pela ONU, que atesta que o município assumiu o compromisso de se tornar mais resiliente. Durante a solenidade, o tenente-coronel Watanabe, promotor estadual do MCR2030 ministrou uma importante palestra sobre o projeto.

A solenidade trouxe ao debate temas como Cidades Resilientes, Psicologia em Desastres e Articulação entre a Política de Assistência Social e a Política de Proteção e Defesa Civil em Situações de Desastres.

- Quanto maior for o contato e o nivelamento técnico profissional entre as agências envolvidas nas fases que antecedem e sucedem os desastres, os resultados serão cada vez mais satisfatórios para todos os munícipes, tanto no segmento público quanto no privado - disse o coordenador da Redec 6, tenente-coronel Carlos Cunha.