CORPO DE BOMBEIROS RJ REALIZA AULA INAUGURAL DA SEGUNDA TURMA DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DA SAÚDE

Militares vão cursar MBA Executivo em Gestão Operacional nas Organizações, ministrado pela FGV

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na quarta-feira (16.11), a aula inaugural da segunda turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM) para o ano letivo de 2022. Trinta e sete capitães do quadro de Oficiais da Saúde vão cursar o MBA Executivo em Gestão Operacional nas Organizações, ministrado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O aprimoramento educacional se dá em nível de especialização lato-sensu (pós-graduação - MBA executivo). O programa, que tem cerca de dez meses de duração, capacita oficiais intermediários para o exercício de cargos de gerência na corporação. O conteúdo é elaborado de forma a abordar a natureza e os processos da administração pública no contexto específico do CBMERJ.

O plano acadêmico contempla a necessidade de preparar os oficiais para o exercício de liderança na gestão de programas e projetos, proporcionando o desenvolvimento de competências metodológicas e analíticas no trato adequado de problemas e na tomada de decisões, além de prepará-los para projetarem e reformularem sistemas administrativos e ações de prestação de serviços públicos.

Ciclo de Palestras

A cerimônia contou com as presenças do subcomandante-geral e chefe do Estado Maior Geral, coronel Rafael Camilo, do Diretor Geral de Ensino e Instrução (DGEI), coronel Marcelo Laviola, e do comandante da ESCBM, coronel Gileno Alves de Lima.

Dando início ao ciclo de palestras da aula inaugural, a coronel Simone Maeso, diretora do Centro de Operações de Atendimento Pré-hospitalar (COAPH), falou sobre a Visão do APH no Corpo de Bombeiros para a Gestão da Saúde. Na sequência, o coronel Paulo Nunes Costa Filho, assessor de Relações Institucionais da Sedec-RJ, discorreu sobre Plágio Acadêmico. O coronel André Luiz da Silva Nascimento palestrou sobre o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Assistência Social do CBMERJ.

Representando a FGV, o diretor acadêmico do curso, professor Marco Túlio Zanini, deu as boas-vindas aos alunos destacando a Relevância da Gestão para as Organizações de Ação Crítica. O evento contou, ainda, com a participação do coronel Márcio Romano, subsecretário de Estado de Defesa Civil, que ressaltou a importância da Gestão Estratégica de Proteção e Defesa Civil no Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO