COSUD - CONSÓRCIO DE INTEGRAÇÃO SUL SUDESTE

A 7ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que teve início no dia 02 de março no Rio de Janeiro, foi pioneira no debate de ações voltadas para Defesa Civil. Pela primeira vez na programação do encontro, grupos de trabalho foram realizados especialmente para troca de experiências, visões e desafios na redução de risco de desastres nos Estados participantes.

- O Cosud nos possibilita uma oportunidade única de integração entre as Defesas Civis da região. O intercâmbio de percepções sobre o tema nos permite avançar na superação de dificuldades e também identificar similaridades e possibilidades de cooperação para atuação conjunta a fim de otimizar resultados e salvar vidas - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Leandro Monteiro.

Visando à preparação para emergências, a Sedec-RJ compartilhou com os demais estados o seu Plano de Autoproteção Comunitária. A ferramenta tem como objetivo mapear previamente as comunidades de cada município que são mais vulneráveis a inundações, deslizamentos e outros riscos associados a chuvas intensas. O trabalho de campo, realizado por lideranças comunitárias, em parceria com as Prefeituras, permite desenvolver a percepção de risco da população, apontar ameaças potenciais e agir preventivamente, a fim de mitigar desastres. Os dados coletados também permitem indicar quantas pessoas seriam impactadas em caso de uma tragédia, definir as rotas de fuga possíveis e os pontos de apoio.

- O plano conta com a participação das comunidades localizadas em áreas de risco. O projeto foi implementado inicialmente em Queimados. Agora, a ferramenta já está disponível para outras cidades - explicou o subsecretário de Defesa Civil, coronel Márcio Romano.

Monitoramento e alarme

Durante o encontro, o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) apresentou os protocolos e produtos desenvolvidos pelas equipes de Meteorologia, Hidrologia e Geologia da Sedec-RJ.

Os técnicos destacaram a importância do serviço para a prevenção e a preparação para situações de calamidade nos 92 municípios do estado, com com apoio do Sistema Remoto de Alerta e Alarme Sonoro (SRAAS).

Hoje, o Cemaden-RJ monitora as condições meteorológicas do Estado, divulga avisos sobre previsão do tempo, desenvolve mapas de suscetibilidade a inundações, deslizamentos e incêndios florestais, por exemplo.

As equipes do Cemaden-RJ também reforçaram o ponto central do Cosud: integração e cooperação entre os estados.