Sedec- RJ realiza simulado de emergência radiológica

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) realizou, na terça-feira (13.11), um simulado de resposta a emergência radiológica na Arena da Juventude, no Parque Olímpico de Deodoro. O exercício abriu ocalendário de atividades alusivas ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, comemorado no dia 29 de novembro.

A atividade, que integrou 17 agências, encenou o atendimento a um grupo que passou mal em consequência de um acidente nuclear na usina de Angra dos Reis. Mais de cem agentes públicos e 30 voluntários participaram do treinamento.

- Precisamos fortalecer a cultura da prevenção na sociedade e o treinamento, além de preparação parasituações adversas, é uma forma de engajar as pessoas e integrar as agências de emergência. Agradecemos aos envolvidos das três esferas de governo e aos parceiros da sociedade civil que tornaram este evento possível - disse o diretor do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), coronel Silva Costa.

Entre os participantes do simulado estavam representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), da Polícia Militar (PMERJ), da Força Aérea Brasileira (FAB), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Instituto de Rádio Dosimetria (IRD), da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Processo Apell de Duque de Caxias.

Redução de Riscos de Desastres

Para marcar o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, a Sedec-RJ e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) programaram uma série de atividades de conscientização e prevenção de acidentes em todo o estado. Palestras, simulados de desocupação de edifícios, escolas e comunidades localizadas em áreas de risco estão na programação. Também consta do cronograma o lançamento do Plano de Emergência do Estado e o Plano Verão 2019.

- É fundamental a mobilização de toda a sociedade para diminuir as ameaças e tornar a resposta a acidentes mais eficiente. O aprimoramento das ações é fruto da integração entre as agências e do alinhamento dos procedimentos a serem adotados frente às adversidades - afirmou o secretário de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey.