Comitiva internacional visita a Defesa Civil do Estado

Representantes de países asiáticos conheceram as ações realizadas no território fluminense

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) recebeu a visita, no dia 19 de junho, de representantes de agências governamentais do Nepal e da Tailândia. O encontro, que aconteceu no Complexo do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), na Praça da Bandeira, teve como objetivo a troca de experiências e apresentações de ações de Proteção e Defesa Civil.

Na ocasião, foram apresentadas as atividades desenvolvidas pela Sedec-RJ, por meio do DGDEC, da Escola de Defesa Civil (Esdec), do Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (CESTGEN), do Centro Estadual de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) e do Centro Estadual de Administração de Desastres (CEsTAD).

De acordo com o diretor da Esdec, coronel Márcio Romano, o grupo veio em busca de informações sobre as ações desenvolvidas com foco na redução do risco de desastres. Os asiáticos também realizaram um estudo do evento ocorrido na Região Serrana em 2011.

Para o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Bruno Braga, esse tipo de intercâmbio fortalece ainda mais as relações do Brasil com os outros países por meio do cooperativismo.

- Entendemos que a nossa expertise, principalmente com as experiências adquiridas com o desastre na Região Serrana, em 2011, os auxiliará bastante na aplicação dos conhecimentos em suas regiões – afirmou.

O oficial disse ainda que este tipo de interação é importante para que os profissionais em Proteção e Defesa Civil aprimorem a cultura de prevenção e aumentem a resiliência frente aos momentos adversos.