PROGRAMA DE REGISTRO DE OCORRÊNCIAS EM DEFESA CIVIL (PRODEC)

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro desenvolveu uma ferramenta capaz de fornecer para os municípios o recurso tecnológico para registrar e padronizar as notificações de ocorrências que não ensejam SE ou ECP, mas que são de extrema importância no planejamento estratégico de ações de prevenção, monitoramento e resposta dos Órgãos de Defesa Civil, gerando uma base de dados histórica de ocorrências em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Esta ferramenta é o PRODEC, um programa hospedado na plataforma web, que será disponibilizado gratuitamente para os municípios, possibilitando o registro de ocorrências online e em tempo real a partir de dispositivos com acesso à internet. O PRODEC irá substituir os atuais formulários de “Boletim de Ocorrência”, os quais apresentam variações de campos e informações, dependendo de cada município, sem um padrão para àquelas consideradas de maior relevância. O formulário de registro de ocorrências do PRODEC terá por padrão as ocorrências de maior prevalência nos municípios, além daquelas que, mesmo não configurando um “Desastre”, são importantes para o planejamento estratégico de ações de Defesa Civil. Além das ocorrências já padronizadas, o programa fornece versatilidade para os órgãos municipais de defesa civil, pois permite a inclusão de novas ocorrências que não estejam comtempladas por padrão.

O PRODEC será disponibilizado no endereço www.prodec.defesacivil.rj.gov.br. Neste endereço estará disponível o formulário para adesão ao Sistema no qual o gestor interessado em participar do Programa, fornecerá algumas informações que serão recebidas pelos administradores do Sistema. Após análise, a solicitação poderá ou não ser aprovada. Se a solicitação for aprovada, o usuário estará apto a fazer o login no Sistema, podendo a partir de então, configurá-lo conforme suas necessidades.

O PRODEC foi projetado para fornecer interfaces de usuários nos três níveis de atuação da defesa civil (Nacional, Estadual e Municipal). No ato da solicitação de cadastro, o interessado seleciona em qual nível ele se enquadra e dependendo dessa escolha, será fornecida uma interface diferente com as ferramentas e funções de interesse para cada nível.

No nível Nacional, a interface oferecerá ferramentas de relatórios e estatísticas com filtros por estado e municípios, conforme suas necessidades. No nível Estadual a interface também dará acesso às ferramentas de estatísticas e relatórios, porém com filtros de municípios restritos a sua respectiva unidade federativa. No nível Municipal a interface terá ferramentas para inclusão do registro de ocorrências, importação de documentos referentes a respectiva ocorrência, download do Boletim de Ocorrência Completo após o preenchimento de todos os formulários complementares da ocorrência.  Ainda estará disponível o formulário de solicitação da cópia autêntica da vistoria técnica, bem como ferramentas para georreferenciamento de ocorrências e para a criação de mapas das ocorrências realizadas em formato “KML” (Google Earth).

© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO