Histórico e Evolução da Defesa Civil no Brasil

As primeiras ações, estruturas e estratégias de proteção e segurança dirigidas à população, tanto no Brasil como no resto do mundo, foram realizadas nos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial. Após o afundamento, na costa brasileira, dos navios de passageiros Arara e Itagiba, totalizando 56 vítimas, o Governo Federal Brasileiro, em 1942, criou o primeiro esboço de Defesa Civil.

A Coordenação Especial para Assuntos Ambientais e de Cidades Resilientes (CEAACRe) é o órgão do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (SIEPDEC-RJ) responsável por assessorar, em nível estadual, a Superintendência Operacional nas ações de meio ambiente ligadas diretamente às atividades de Proteção e Defesa Civil, com vistas à redução de Riscos de Desastres no Estado do Rio de Janeiro.

Atuação do CEAACRe

• Elaboração dos Planos de Contingência Estaduais, juntamente com equipes dos demais órgãos vocacionados da estrutura da SEDEC;
  • Participação na Cartilha sobre incêndio florestal, em conjunto com equipes do CBMERJ;
  • Participação nos comitês de Bacia Hidrográficas, em conjunto com o DGDEC, por intermédio dos REDECs;
  • Realização de parcerias entre órgãos federais, estaduais e municipais, bem como com agências externas, que atuam em proteção e defesa civil, no que concerne à gestão de riscos e desastres voltados ao meio ambiente;
  • Auxílio aos coordenadores municipais de defesa civil no tocante ao Plano de Ação de Emergência das barragens com potencial de desastre nos respectivos municípios, bem como ao desenvolvimento de planos de contingência, acompanhamento de exercícios simulados e participação em eventual resposta.

Central 1746 de Atendimento ao Cidadão - Portal 1746 da Prefeitura do Rio de Janeiro

Para obter o número de telefone da Defesa Civil em seu município, clique aqui para visualizar o mapa detalhado da sua região. Em seguida, basta clicar na sua região para acessar os telefones correspondentes ao seu município. Lá, você encontrará informações como: Endereço, Telefone e E-mail.

Exemplo 1: Região Serrana - (REDEC - Serrana I ou Serrana II) - Municípios de Teresópolis, Petrópolis, Carmo...

Exemplo 2: Baixada Fluminense - (REDEC Baixada Fluminense) - Municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu...

Se você já sabe qual é a sua região, clique em um dos links abaixo:

REDEC - Noroeste

REDEC - Norte

REDEC - Serrana I

REDEC - Serrana II

REDEC - Baixada Litorânea

REDEC - Metropolitana

REDEC - Baixada Fluminense

REDEC - Capital

REDEC - Sul I

REDEC Sul II

REDEC - Costa Verde

"Defesa Civil somos todos nós!"

Veja também pelo Instagram!
Veja também pelo
Instagram!

Plano de Contingência é um plano previamente elaborado para orientar as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco, caso o evento adverso venha a se concretizar. Ele define as ações de atendimento a emergências em uma região e as responsabilidades incumbidas a cada um. O plano também contém informações sobre as características da área e sistemas envolvidos. Seu intuito principal é treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e situações anormais.

Baixe os arquivos clicando nos links abaixo!

PLANO DE CONTINGÊNCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA CHUVAS INTENSAS VERÃO 2023/2024

MATRIZ A x R - CHUVAS INTENSAS - 2023-2024

DESCRITIVO DA MATRIZ AxR 2023-2024

VIA SMS

Para começar a receber as mensagens de alertas, basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199 informando o CEP do seu interesse.

ATENÇÃO!

Você pode cadastrar quantos CEPs quiser! Envie um CEP de cada vez.

O CEP deve conter apenas números, sem espaços e sem símbolos.

VIA TELEGRAM

Link do convite:

Para a adesão no Telegram é bem mais simples e rápido, basta clicar no link acima e depois clicar em entrar.

VIA WHATSAPP

Link do convite:

Após clicar no link acima, o usuário deverá preencher no campo de mensagem do WhatsApp, os seus dados como:

Nome, Telefone, E-mail, Instituição e Município. O usuário deverá salvar o número do Monitoramento no seu telefone.

Após enviar a mensagem é só aguardar a mensagem de retorno.

Depois dos usuários fazerem os passo a passo, a equipe do CEMADEN-RJ, irá redirecionar cada usuário para sua devida linha de transmissão regional.

Por exemplo: Capital, Sul I, Sul II, Costa Verde, Baixada Fluminense, Metropolitana, Serrana I, Serrana II, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste.

Veja também pelo Instagram!
Veja também pelo
Instagram!